O TEXTO E O TEMA

12-01-2013 21:12

 

RESUMO

O espetáculo musical infanto juvenil “A Arca de Noé”, de Pawlo Cidade, é inspirado livremente no livro de poesias infantis de mesmo nome “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes.  Conta a história de Rita, uma Galinha d´angola desmiolada; Brutus, o leão que não é rei; Lula, o pato apoquentado que apronta a maior confusão; Gina, a hipopótamo que pensa que é uma foca; Patrick, o macaco que se fingia de porta, o velho Noé e Deus (em off) que entra na história pra consertar tudo quando a confusão começa.

ARGUMENTO

A história começa depois que cessa o dilúvio e os personagens são da arca. Deus diz:

Noé, sai da arca com os teus filhos,a tua mulher,

as tuas noras, os teus animais.

Cada um vá para onde quiser.

E a vida repovoe a Terra!”

Rita, Brutus, Lula, Gina e Patrick acabam interpretando a frase “Cada um vá para onde quiser” e aprontam a maior confusão com Noé, obrigando o próprio Deus a descer do céu e resolver a anarquia que se transforma numa enorme barafunda. Eles ainda contam com a ajuda do Elefantinho, o Girassol, a Corujinha e a Formiga, fantoches manipulados por outros atores.

Todos as características dos personagens foram inspirados nos poemas de Vinicius de Moraes. A exemplo de “A Galinha D´Angola” (Rita), “O Pato” (Lula), “O Leão” (Brutus), “A Porta” (Patrick), “A Foca” (Gina).

1.As Personagens

1.1.Rita, A Galinha D´Angola.

Para conceber a personagem Rita, usei as características do poema “A Galinha D´Angola” em que o autor a descreve como a que “não anda regulando da bola, não pára de comer e vive a reclamar que está fraca”. Rita é apresentada como uma personagem elétrica, compulsiva, que a cada frase que diz precisa colocar algum alimento na boca. E, quando não está comendo, está mastigando alguma coisa.

1.2.Brutus, o leão.

Para compor Brutus, o leão, o poema foi mais uma vez inspiração. Entretanto, ao invés de criar uma personagem como descreve o poeta ele é caracterizado no espetáculo como aquele que não quer ser rei. É medroso, não come carne e anda aparando as unhas pra não ter que quebrá-las ou enfiá-las em algum cabritinho montês. Por fim, Brutus é apresentado aqui como um felino covarde.

1.3.Patrick, o macaco.

Patrick, o macaco, foi inspirado na poesia “A Porta”. É um personagem inteligente que se finge de bobo, mas que sempre encontra a solução para as confusões que os demais aprontam. Patrick está sempre “abrindo a porta.” É uma personagem alegre, que faz piada com tudo e gosta de contar histórias pra passar o tempo.

1.4.Gina, a hipopótamo.

O poema “A Foca”, foi ponto de partida para a criação de Gina, a hipopótamo. A grandona, como também é chamada pelos demais, fica feliz quando equilibra uma bola ou qualquer outro objeto no nariz. Mas, se pegarem na sua barriga ela vira uma fera! Gina age como uma foca. E às vezes até pensa que é uma. Durante todo o período que passou na arca, teve a companhia de uma foca onde aprendeu malabarismos. Seu companheiro, o hipopótamo, morreu durante a estadia e ela ficou extremamente abalada. Entre ficar sozinha para sempre e ser a última hipopótamo da Terra, Gina prefere ser uma foca.

1.5.Lula, o pato.

Com Lula, a inspiração não foi diferente. Na poesia “O Pato” Vinicius de Moraes o descreve como um animal hiperativo que não pára um só minuto. Na trama de “A Arca de Noé”, Lula é tudo isso e um pouco mais. Quer logo resolver os problemas, briga com todo mundo e ainda acaba engasgado com uma pedra.

Os demais personagens que serão interpretados por fantoches, como o Elefantinho, a Corujinha, a Formiga e o Girassol seguem o mesmo modelo de criação. As características criadas pelo poeta serão as mesmas criadas pelo autor do espetáculo. Por exemplo, a Corujinha gosta de prega sustos com seu canto; o Girassol é uma vigilante que está atenta a todo o movimento da trama; a Formiga é mal humorada que reclama do gigantismo de tudo e o Elefantinho será o personagem que tem medo de passarinho.

METODOLOGIA PARA CRIAÇÃO E FINALIZAÇÃO

O texto será escrito diariamente. Algumas cenas poderão surgir durante o processo de criação dos ensaios, sobretudo nas experiências e jogos dramáticos que envolvam a criação de animais, com suas personalidades e características. Não haverá dificuldade neste processo porque o autor e o diretor são os mesmos em a Arca de Noé.